culinária: frango com espinafre e queijo

Queridos leitores,

Uma das formas de variar o típico frango grelhado da semana é fazer uma versão recheada. Existem diferentes ingredientes que podem ser utilizados para rechear o frango, como tomate, queijo e cogumelos. Ultimamente tenho feito bastante o frango recheado com espinafre que fica bem gostoso e mais leve. A receita com espinafre é uma mera sugestão, pois você pode variar com o ingrediente que preferir.

Ingredientes:

– 2 peitos de frango (cerca de 180g cada)

– 160g de espinafre

– 100g de queijo cottage

– 2 dentes de alho espremidos

– 1 colher de sopa de manteiga

– Sal, pimenta e noz-moscada

– Azeite ou óleo

Preparo:

– Limpe o espinafre e retire os cabos (ensinei a forma correta de preparar espinafre neste post). Coloque manteiga em uma panela e quando derreter adicione o alho deixando refogar por alguns segundos. Em seguida, adicione o espinafre e refogue até que ele fique em um tom verde mais escuro. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Quando pronto coloque em um escorredor e esprema para eliminar o excesso de água. Coloque o espinafre em uma vasilha, adicione o queijo cottage, misture e tempere com mais sal, pimenta e noz-moscada se necessário. Reserve.

2014-07-23-Chicken_spinach00011

2014-07-23-Chicken_spinach00042

– Limpe o peito de frango, mas cuidado para não remover o filé menor que normalmente vem junto com a parte maior do peito. Com uma faca pequena faça uma incisão no meio do frango em quase toda sua extensão (deixando apenas cerca de 1 cm nas extremidades) sem atravessar o peito. A partir desse corte central vá passando a faca para abrir esse corte lateralmente criando uma espécie de buraco dentro do frango. Parece complicado pela descrição mas é tranquilo de fazer (vide fotos abaixo).

2014-08-19-Frango_espinafre_200010

2014-08-19-Frango_espinafre_200020

2014-08-19-Frango_espinafre_200023

– Nesse buraco que você criou comece a colocar o recheio de espinafre com cottage até preenchê-lo (você não precisa necessariamente usar todo o recheio que preparou), e em seguida feche com o filé que veio grudado com a parte principal do peito. Se por um acaso você comprar o frango sem este filé faça uma incisão na lateral do frango e vá aumentando o buraco até quase a outra extremidade e recheie pela lateral (este vídeo mostra como fazer).

2014-08-19-Frango_espinafre_200044

– Corte alguns pedaços de barbante e amarre o frango para que ele não abra durante o cozimento. Em seguida tempere com sal e pimenta.

2014-08-19-Frango_espinafre_200047

– Em uma frigideira bem quente e de preferência antiaderente coloque um pouco de óleo ou azeite. Coloque os peitos com a parte onde fez a incisão diretamente na frigideira primeiro. Se começar a grudar coloque mais um pouco de óleo e delicadamente solte a parte que grudou na frigideira. Doure toda a superfície do frango e depois coloque em uma forma (ou na mesma frigideira que usou se esta puder ir ao forno) e leve ao forno à 180C por cerca de 15 minutos ou até que o frango não esteja mais rosado por dentro (para checar eu retiro do forno e faço uma incisão em uma parte grossa do peito para ver a parte de dentro).

– Retire do forno e corte os barbantes. Você pode servir o peito inteiro ou cortar em fatias.

2014-08-19-Frango_espinafre_200085

2014-08-19-Frango_espinafre_200122

Se alguém tiver dúvida no preparo é só mandar email no [email protected]/

Boa semana!

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Gostaram?

Say I Do.

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *