Culinária: massa com confit de tomate

Queridos leitores,

Essa semana decidi trazer pra vocês uma deliciosa receita de confit de tomate e uma sugestão de prato para utilizá-lo. O confit de tomate nada mais é do que uma versão mais suave e mais rápida do tomate seco. Além de gostosa, é bem fácil de fazer.

Além de poder combinar o confit de tomate com pasta, você pode também utilizá-lo com qualquer receita que levaria tomate seco. Uma ótima idéia é fazer uma salada de tomates frescos com mussarela de búfala e o confit, pois a mistura dos tomates crus e confitados fica super interessante. Ah, o confit também pode ser utilizado em quiches e sanduíches.

Não existem quantidades determinadas dos ingredientes, pois isso varia de acordo com o gosto de cada um. Quem gosta de alho coloca mais, quem não gosta muito de tomilho pode colocar menos e assim por diante.

Ingredientes Confit de Tomate:

– Tomate do tipo italiano

– Alho

– Tomilho

– Sal e Pimenta-do-Reino moída

Preparo:

– Retire a pele do tomate italiano. Ensinei uma técnica bem simples no Passagem Gastronômica neste link. Em seguida divida o tomate em 4 partes e corte a parte da polpa para excluir as sementes e deixar o tomate mais achatado.

– Esprema o alho e corte os ramos de tomilho com os cabinhos mesmo. Coloque em uma vasilha juntamente com o azeite, o sal e a pimenta. Para quem ficar com medo da quantidade de alho, sugiro colocar cerca de 1 dente de alho espremido para cerca de 4 tomates, pois assim não fica muito forte nem muito fraco. Jogue os tomates nessa mistura e mexa até que todos fiquem envoltos com azeite.

– Coloque uma folha de papel manteiga em uma forma e passe um pouco da mistura do azeite em cima do papel para evitar que eles grudem na folha durante o cozimento. Disponha os pedaços de tomate em cima do papel manteiga tomando o cuidado para que eles não fiquem sobrepostos e para finalizar coloque um pouquinho de sal mais grosso ou em flocos no topo para ter uma textura diferente, mas essa parte é opcional.

– Leve a forma ao forno preaquecido à 100C por cerca de 1h30 ou até que eles estejam bem enrugados e começando a secar.

Ingredientes para a Massa:

– 150 a 200g de massa de sua preferência

– Molho de tomates – a Tati passou uma receita ótima para molho de tomates aqui no Say I Do neste link!

– Mussarela de búfala a gosto

– Confit de tomate

– Manteiga

– Sal

– Folhas de manjericão para decorar

Preparo:

– Em uma panela coloque água para aquecer, sendo que para cada 100g de macarrão utilize 1L de água. Aliás, dê preferência para panelas maiores para cozinhar o macarrão, pois assim diminui a chance dele grudar. Quando começar a ferver, coloque uma pitada bem gorda de sal e ponha a massa para cozinhar. Assim que a massa estiver “al dente”, ou seja, macia mas com um pouco de resistência no meio, escorra e jogue um pedacinho de manteiga para que o macarrão não grude.

– Em seguida junte o molho de tomate e mexa para que toda a pasta fique envolta. Coloque em um prato e adicione por cima os pedaços de mussarela de búfala e de confit de tomate. Coloque uma folhinha de manjericão para decorar.

Gostaram?

Say I Do.

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Parece gostoso. Posso já usar o tomate pelado (de lata) ou vai ficar pior se fizer isso?
    Obrigada

    1. Oi,

      Na verdade acho que não daria muito certo pois o tomate pelado é bem macio e costuma ter bastante líquido. Melhor usar o tomate fresco mesmo para não ter erro.

      = )

      Beijos