culinária: porco com ameixas secas

Queridos leitores,

Semana passada aprendi uma receita fácil e bem gostosa na Le Cordon Bleu e achei legal para dividir com vocês. É uma versão diferente do filé de porco que estamos acostumados a fazer no Brasil e fica bem bonita, sendo uma ótima opção para fazer para os amigos.

Ingredientes para 2 pessoas:

– 350g de filé de porco

– 5 ameixas secas sem caroço

– 1 colher de sopa de azeite

– 1 colher de sopa de manteiga

– sal e pimenta-do-reino

– barbante para cozinha

Preparo:

– Utilize uma peça de filé de porco que seja relativamente da mesma espessura por todo seu comprimento (se houver um lado mais fino, corte a ponta para igualar). Limpe aquela película acinzentada que costuma vir em cima da carne e o excesso de gordura, mas não tire toda a gordura para evitar que ele resseque enquanto cozinha.

– Com uma faca, faça uma incisão até o centro da carne em toda a extensão do filé, deixando apenas cerca de 1 cm em cada extremidade. Tempere o interior da carne com sal e pimenta.

– Corte as ameixas secas em pedaços menores. Se não encontrar ameixas secas pode substituir por tâmara ou mesmo figo seco. Recheie a cavidade que criou no porco com as ameixas, mas cuidado para não encher demais, pois é preciso fechar a peça antes de cozinhar.

– Amarre a peça com o barbante para que ela mantenha a forma e para que as ameixas não saiam do lugar. Tirei algumas fotos para tentar explicar o passo a passo, mas não fica tão fácil de entender. Por isso, segue o link deste vídeo que explica bem direitinho como fazer.

– Tempere a carne com sal e pimenta e esquente uma frigideira com azeite para dourar a carne. A frigideira tem que estar bem quente para que a carne doure sem perder muito líquido. Vá virando a carne assim que cada lado dourar, e quando toda a peça estiver selada coloque a manteiga e assim que derreter retire do fogo.

– Transfira a carne para uma forma, bem como qualquer líquido que tenha sobrado na frigideira. Leve ao forno preaquecido à 180°C por 5 minutos e transcorrido este tempo vire a carne para quem ambos os lados cozinhem igualmente, deixando mais 5 minutos no forno.

– Quanto maior for a peça de filé, mais tempo será necessário para que ela cozinhe no forno. Minha sugestão é cortar uma pequena fatia na extremidade para ver se está bem cozido, lembrando que o meio deve ficar levemente rosado. Se estiver muito vermelho, volte ao forno e depois de algum tempo faço o teste novamente.

– Assim que a carne estiver pronta, retire do forno e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Em seguida corte o barbante e corte a carne em pedaços de espessura de cerca de 2 cm.

Espero que tenham gostado da receita e até semana que vem!

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Gostaram?

Say I Do.

 

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *