SOS Casadas: Reforma + Tomadas

Casais!

Fiquei feliz que vocês gostaram da nova coluna!! Eu também tô adorando….Temos muuuuitas experiências bacanas para mostrar para vocês! A Tati trouxe uma super bacana hoje, tenho certeza que vocês vão amar (eu também “penei” com as tomadas rs!!).

“Reforma. Cuidado com essa palavra.

“Ah, é só uma reforminha!” – NUNCA acreditem nessa frase. NUNCA.

Problemas vão surgir. É um fato.

Como uma amiga minha disse: “Nenhuma obra fica pronta, a gente que invade” ou “Obra nunca acaba, você que desiste”. (Adorei, Carol!)

A minha foi mais ou menos assim: temos um apartamento antigo, projeto de 1947. Lindo, super bem mantido, ótima divisão de espaços, amplo. Mas precisamos mexer um pouco na cozinha e no banheiro. Ah, e quebrar uma parede. Ah, e trocar o piso. Ah, e também tem que lixar os tacos. E fazer alguns armários. Nossa, tem dois vidros quebrados. E não tem espelhos. MEU DEUS e as tomadas??????

E por aí vai…

Eu tenho um empreiteiro de muita confiança, o que facilitou um pouco meu trabalho, mas é uma espécie em extinção!!!!! Tive sorte.

Apesar do drama que estou fazendo, é possível sim fazer a reforma sem arquiteto e/ou decorador. Eu e o marido somos prova disso. Basta se dedicar!

Dica #1: tenha um pedreiro de confiança (ou um bom vendedor na Leroy Merlin!). É essa pessoa que vai te ajudar nas dúvidas mais difíceis como: o que é um flexível? Ou, pra que serve argamassa?

Confie em mim, você vai precisar dessas coisas!

Dica #2: tomadas.

Trocar as tomadas da residência é uma das tarefas mais tediosas. Ou melhor, comprar as tomadas é tedioso.

Para começar, você precisa fazer uma lista de todas as placas da casa, especificando se são 4X2 ou 4X4. Sabendo quantas placas tem, você consegue saber quantos suportes de cada tamanho vai precisar. Aí vocêprecisa especificar quantos interruptores ou tomadas vão em cada placa.

Tô falando grego? Vou facilitar.

Isso abaixo é uma placa 4X2:

E a parte que vai por cima do suporte:

Os interruptores e tomadas se encaixam no suporte.

Ainda existe diferença entre interruptores: o comum – um único que ascende e apaga uma lâmpada – ou o paralelo, que é quando dois interruptores ascendem e apagam a mesma lâmpada em lugares diferentes.

Não se esqueçam dos pontos de TV e das tomadas de 20 amperes (explicação melhor no próximo post).

A Pial Legrand tem um catálogo ótimo que explica tudo super bem. Além disso, os produtos deles são bem legais!

O importante mesmo é ter a lista bem feitinha. Aí fica mais fácil achar tudo.

Eu e o marido compramos a maioria das coisas na Etil e o que faltou, completamos na Leroy mesmo. A diferença de preço não era muita, mas a quantidade foi bem grande, então acabou valendo a pena.

Espero ter ajudado!

Até semana que vem!”

Casais, só complementando o post da Tati. O mais importante é a lista de quantidades! Precisa ter paciência e fazer com atenção! Não confie no seu arquiteto ou empreiteiro! Eles podem até te entregar uma listinha, mas confira antes de comprar! Falo por experiência própria! Tem alguém aí precisando de tomada?? Devo ter umas 3 caixas para vender rs!!!!

Say I do.

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Só cuidado com reformas onde vai precisar quebrar alguma parede, ou até mesmo abrir uma aberturazinha nela! Por que um buraco no lugar errado, sem ser calculado, pode comprometer a estrutura e sua casinha vir a baixo mesmo! Nesses casos o melhor é contratar um profissional habilitado mesmo (arq. ou eng).
    Quando a reforma é pequena, com pisos, tomadas e etc, é só ter boa vontade e mãos na massa!

    beijocas queridas, estou adorando o SOS CASADAS!

  2. Mto boas as dicas pras casadinhas, estou adorando essa nova coluna! Deixa eu só fazer uma observação ortográfica: “acender” (a luz) é só com C, “ascender” significa subir! Bjos Tati

  3. Eu achava que decorador e arquiteto só entravam escolhiam as peças mais bonitinhas e pronto. Quem dera fosse assim! Acho que até eu viraria uma! rsrs…
    O problema que vejo hoje em dia é a diferença das tomadas! Agora todos os aparelhos tem aquelas 3 “perninhas grossas e redondas” enquanto os antigos e os trazidos de fora do país são achatados… Haja adaptador!

    beijos

  4. Ameeeeei a coluna, parabens pela ideia e pela explicacao!!!

  5. Não confiem nos seus arquitetos! Obrigada!

  6. Que pena!! Um post inteiro desvalorizando a importância do arquiteto!!

    1. Carol!!!
      Ngm esta desvalorizando o Arquiteto!
      Eu mesma, Camila, usei arquiteta, Mas tive azar, pois elas me deram mta dor de cabeça!
      Mas todas as profissoes tem os profissionais que nao honram mto bem o titulo!
      E outra coisa, nao Sao todas as pessoas que tem a possibilidade de contratar um arquiteto!!

      1. Arquitetos sempre geram uma relação de amor e odio!! hahaha
        Tudo que foi feito pela arquiteta e que não passou por uma revisão minha e do meu marido acabou saindo errado, infelizmente.
        A obra da minha casa durou 6 meses, fiquei um pouco traumatizada e quando meu marido insinua que nossa casa está pequena, que precisamos de um lugar maior eu já sinto calafrios de pensar em mais uma obra. rsrs

  7. Olá meninas!
    Raramente eu comento algum post, por muita falta de tempo mesmo, mas não abro mão de entrar aqui (quase) todos os dias e conferir os posts novos! Amo!
    Mas agora me sinto na obrigação de me manifestar. Sou arquiteta e atuo na área a mais de 5 anos, então tenho que defender a minha área!
    Adorei o post, e sim, adorei o comentário “não confie no seu arquiteto” hehe.. Sei exatamente o porque que esses comentários a respeito da minha profissão são tão frequentes. Infelizmente existem inúmeros profissionais que nos desonram e estragam a classe!
    Já tive muitos clientes que não tiveram boas experiências com arquitetos que contrataram e me procuraram por indicação de outros clientes. Isso é muito comum!
    A relação cliente x arquiteto é muito delicada e deve ser levada com todo carinho por ambos os lados, afinal, numa reforma, num novo projeto ou qualquer trabalho que nós sejamos necessários, passamos por muito tempo frequentando suas casas, muitas reuniões e encontros. Ficamos um bom período de convivência “extrema”, e vamos combinar, reforma cansa, extressa, dá vontade de largar tudo como está!
    É por isso que minha profissão é tão importante, além de sermos legalmente habilitadas, somos capazes de controlar custos, projetar o que fica de acordo com cada gosto e desejo do cliente.. cada detalhe dificilmente nos passa despercebido.
    Então, meninas, tenho que concordar que com um bom empreeiteiro e mão-de-obra é possível sim fazer pequenas mudanças em casa. Mas sempre é valido o acompanhamento de um arquiteto para tornar realidade os projetos e anseios de vocês.
    Só para constar aqui, trocar tomadas e acabamentos é super simples… mas verificar se a capacidade dos distintos pontos é eficaz para o uso a que se refere apenas um profissional é capaz de dizer. Um forno elétrico, por exemplo, jamais deve ser usado com frequencia numa tomada comum, corre-se o risco de curto e de alto consumo de energia.

    Ah, e como a Cecília comentou, são MUITO comuns essas reformas aparentemente inofensivas de abrir um vão, fechar outro, abrir canaletas em vigas, etc, etc.. CUIDADO! Isso realemnnte pode danificar a estrutura de casas e apartamentos, pode não cair o teto, mas podem abrir trincos e rachaduras que não tem mais conserto, e podem acontecer bem longe da sua reforma! Isso é muito importante!
    Contratar um profissional nem sempre sai uma fortuna, e o resultado final compensa, quase sempre.
    Desculpem me alongar demais, mas precisava alertar para algo tão corriqueiro.
    E infelizmente tenho que concordar que más experiencias com arquitetos são frustrantes… Porém comigo, graças a Deus, nunca aconteceu e meus queridos clientes sempre voltam e estão sempre em contato para tirar dúvidas, afinal foi para isso que a nossa graduação nos preparou!!
    Espero ter ajudado. 🙂
    Grande abraço e continuem com esse blog cheeeeio de coisas boas para as futuras noivinhas como eu!!!

  8. Adorava quando de sexta feira tinha Will you marry me??!!

  9. Reforma sempre assim…começa no banheiro e termina na sala…huahua

    bjo

    http://respireecase.blogspot.com.br/

  10. Pois é, boiei! haha

    Flexivel? Pé direito? Sanca? eu já viajo vendo os outros conversando sobre o assunto perto de mim!
    Obrigada pelas dicas, vou precisar bastante!!

    Sobre as tomadas, nunca pensei nisso por esse lado, na minha casa sempre teve kkk
    Pra mim era tudo igual! (olha o desastre)

    icantkeepcalmnow.blogspot.com.br