Culinária: Bolo de mel

Queridos leitores!

Um dos meus passatempos favoritos é procurar por novos autores pra inspirar minhas aventuras na cozinha. Recentemente descobri o livro The Smitten Kitchen Cookbook da autora Deb Perelman – falei sobre ela aqui no Passagem Gastronômica – e estou apaixonada pelas receitas do livro. Elas são práticas, detalhadas e muito gostosas.

Uma das receitas da Deb que fiz recentemente é um bolo de mel com especiarias que lembra o bolo de mel brasileiro. Ele é uma ótima opção para o inverno, pois a combinação de especiarias com o mel faz com que ele seja um bolo mais pesado e aromático que combina muito com uma xícara de chá ou café.

Ingredientes:

– 3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– ½ colher de chá de sal

– 4 colheres de chá de canela em pó

– ½ colher de chá de cravo em pó*

– ¼ colher de chá de noz-moscada ralada

– 1 xícara de chá de óleo

– 1 xícara de chá de mel

– 1 xícara e 1/2 de açúcar granulado

– ½ xícara de açúcar mascavo

– 3 ovos grandes à temperatura ambiente

– 1 colher de chá de extrato de baunilha

– 1 xícara de chá de café ou chá forte morno

– ½ xícara de suco de laranja fresco

– ¼ xícara de whisky

*Obs: Caso não encontre o cravo em pó, coloque alguns cravos em um saquinho e bata com um rolo repetidamente até ele quebrar bastante. Aí peneire para tirar os pedaços maiores e use o que passou pela peneira.

Preparo:

– Em uma vasilha grande misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela e o cravo em pó. Faça um buraco no centro e adicione o óleo, mel, os dois tipos de açúcar, ovos, baunilha, o suco de laranja, whisky e café ou chá.

– Utilizando um batedor de arame ou uma batedeira em velocidade baixa misture todos os ingredientes, tendo cuidado para que a mistura fique lisa e tudo bem misturado. A massa é bem grossa.

– Coloque a massa em uma assadeira untada com manteiga e farinha – complete cerca de 3/4 da forma para que o bolo tenha espaço para crescer. Essa receita rende bastante massa, por isso dependendo do tamanho da forma que você estiver utilizando pode ser que tenha massa suficiente para dois bolos. Eu acabei fazendo um bolo na forma de pudim e o que sobrou fiz bolinhos individuais.

– Asse em um forno preaquecido à 180C até que espete um palitinho em seu centro e ele saia limpo. O tempo vai depender da forma que você estiver utilizando. Quando estiver pronto, retire do forno e espere esfriar antes de desenformar.

2014-04-14-Bolo_mel00007

2014-04-14-Bolo_mel00029

2014-04-14-Bolo_mel00057

Boa semana pra vocês!

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

 

 

 

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

  1. Nossa, vou fazer hoje mesmo!!! amo fazer bolo, e esse parece maravilhoso! Jeitinho de inverno, com café! hmmm!!! (L)