Culinária: Batata doce assada

Queridos leitores,

Espero que tenham gostado da receita de Stir-Fry da semana passada! Hoje trouxe pra vocês uma receita muito gostosa e saudável: batata doce assada. A batata doce, além de ser deliciosa, é uma ótima substituição à batata inglesa pois possui mais cálcio, fibras, entre outros nutrientes. E como ela é assada durante bastante tempo nesta receita, fica crocante sem a necessidade de ser frita.

Para quem não está acostumado a usar batata doce, vale mencionar que existem vários tipos, algumas mais doces que outras. Por isso, vale a pena experimentar mais de um tipo para decidir qual variedade você gosta mais. Quem preferir, pode utilizar a batata inglesa ao invés da batata doce na receita que também dá certo.

As quantidades abaixo normalmente servem de 2 a 3 pessoas (dependendo da fome e do que mais for servir).

Ingredientes

– 400 g de batata doce

– 2 cabeças de alho

– 2 ramos de alecrim fresco

– 1 colher de azeite de oliva

– Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

– Descasque a batata e corte no formato que desejar, tentando deixar os pedaços de tamanhos similares para cozinharem no mesmo tempo. Coloque as batatas já cortadas em uma peneira e deixe debaixo da torneira sob água corrente por no mínimo 5 minutos (quanto mais melhor). Se você tiver com o tempo corrido, não é essencial fazer esta etapa, a vantagem desta parte é que ajuda a eliminar o amido da batata, deixando-a mais crocante.

– Coloque em uma panela com água suficiente para cobrir bem as batatas e adicione o alecrim e o alho sem a casca, amassando-o um pouco com a faca apenas para ajudar a liberar o sabor durante o cozimento. Leve ao fogo médio para alto, deixando ferver por cerca de 5 minutos (contados a partir do momento que começa a ferver) ou até que as batatas estejam levemente macias. Cuidado para que elas não fiquem muito moles, caso contrário elas quebram com muita facilidade na hora de assar.

– Escorra as batatas com cuidado e coloque em uma forma com o alho e o alecrim, tomando cuidado para que elas não fiquem sobrepostas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, adicionando também o azeite (colocando mais ou menos se desejar; se quiser colocar apenas um fiozinho de azeite recomendo utilizar uma forma antiaderente pra não correr o risco de que as batatas grudem na forma). Nessa etapa quem quiser pode acrescentar também outros temperos, e uma sugestão para quem gosta de algo mais picante é adicionar um pouco de páprica.

– Deixe assar por cerca de 40 minutos a 180C ou até que as batatas estejam coradas e com uma casquinha crocante. Lembre-se de virar as batatas a cada 10 minutos em média para assar igualmente os dois lados.

Espero que gostem da receita! Qualquer dúvida mandem email para passagemgastronomica@gmail.com

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Essa receita é ótima e assada fica sequinha. Super nutritiva.