culinária: berinjela gratinada à napolitana

Queridos leitores,

Se tem uma combinação que eu adoro na cozinha é berinjela com molho de tomate e queijo. Por isso, quando vi essa receita de berinjela gratinada à napolitana no blog Moldando Afeto fiquei super animada pra fazer.

Essa receita é bem parecida com a lasanha de berinjela que conhecemos, mas achei muito legal a idéia de transformar o prato em uma entrada e servi-lo em ramequins – o único ponto negativo dos ramequins é que ele não é muito prático pra comer pois fica difícil de cortar. A receita é bem fácil e prática pro dia a dia.

Quem quiser ainda pode utilizar molho branco (ensinei uma receita bem gostosa no Passagem Gastronômica neste link) na receita intercalando com o molho de tomate.

Ingredientes:

– 1 berinjela grande

– 4 tomates cortados em cubos

– 1 folha de louro

– alguns ramos de tomilho

– 1 cebola pequena

– 1 dente de alho espremido

– 2 bolas de muçarela de búfala

– parmesão ralado

– sal e pimenta-do-reino

– azeite ou óleo

2014-08-25-Lasanha_berinjela00005

Preparo:

– Pique a cebola em cubos pequenos e refogue em uma panela com um pouco de azeite. Quando começar a ficar transparente adicione o alho e mexa até começar a dourar. Adicione os tomates cortados em cubos, o louro, os ramos de tomilho e tempere com sal e pimenta. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio até que os cubos de tomate comecem a desmanchar. Reserve.

– Corte a berinjela em rodelas médias – eu acabei cortando mais fininha pois queria estrear o meu fatiador novo, mas cortadas um pouco mais grossas ficam melhores. Em uma vasilha coloque as rodelas de berinjela com um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino e misture para que todas fiquem temperadas. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e vá grelhando as berinjelas dos dois lados até que elas comecem a dourar.

2014-08-25-Lasanha_berinjela00022

2014-08-25-Lasanha_berinjela00031

– Chegou a hora de montar os ramequins. Passe azeite nos ramequins e coloque uma fatia de berinjela, uma de muçarela e um pouco de molho por cima. Repita as camadas até quase chegar no topo do ramequim, terminando com uma fatia de berinjela. Em seguida coloque um pouquinho de molho de tomate por cima e rale parmesão.

2014-08-25-Lasanha_berinjela00045

2014-08-25-Lasanha_berinjela00052

2014-08-25-Lasanha_berinjela00055

– Leve ao forno preaquecido à 180C por cerca de 20 minutos ou até que o molho estiver borbulhando e o parmesão esteja gratinado. Está pronto pra servir!

2014-08-25-Lasanha_berinjela00084

Boa semana pra vocês!

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado.