Culinária: Ensopado de carne com Frutas Secas

Queridos leitores,

Adoro fazer jantares para receber os amigos em casa, mas toda vez bate aquela preocupação do que fazer sem ter que ficar horas na cozinha. Por isso, quando cozinho para mais pessoas, acabo optando por fazer um ensopado, que dá pouco trabalho e você pode deixar cozinhando por várias horas sem ter que ficar checando com muita frequência.

Em muitas ocasiões fiz a receita do Boeuf Bourguignon que adoro (para quem quiser a receita postei aqui), mas algumas semanas atrás descobri uma receita ótima que leva damasco e ameixas secas que amei e decidi passar hoje pra vocês.

Ingredientes (serve 6 pessoas):

– 1 kg de paleta de cordeiro limpo e cortado em cubos grandes

– 1 kg de músculo bovino (alcatra, coxão mole) ou acém limpo e cortado em cubos grandes

– farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de manteiga

– azeite de oliva

– 1 colher de chá de sal

– ¼ de colher de chá de canela em pó

– ¼ de colher de chá de gengibre ralado

– ½ colher de chá de pimenta-do-reino moída

– 2 cebolas grandes cortadas em fatias

– 4 cenouras cortadas em cubos

– 3 dentes de alho cortados em pedaços pequenos ou espremidos

– ⅔ de xícara de damasco seco

– ⅔de xícara de ameixa seca sem caroço

– 1l de caldo de carne (para quem não encontrar pode dissolver 1 cubinho de caldo de carne em 1l de água

Preparo:

– Seque os cubos de carne com um papel toalha. Em seguida, coloque farinha de trigo em um prato fundo e passe os cubos de carne para envolvê-los na farinha, tirando o excesso.

2014-07-25-Lamb_beef_stew00003

2014-07-25-Lamb_beef_stew00015

2014-07-25-Lamb_beef_stew00031

– Em uma panela (dê preferência para panela de fundo grosso) em fogo médio para alto aqueça a manteiga e coloque um pouco de azeite de oliva. Quando estiver quente, coloque alguns pedaços de carne e assim que todos os lados estiverem dourados retire da panela e reserve em um prato. Coloque a carne aos poucos, para que todas as carnes dourem e não junte muita água. Se precisar, adicione mais azeite a cada nova leva de carne.

2014-07-25-Lamb_beef_stew00040

– Quando todas as carnes estiverem douradas e reservadas adicione um pouco de azeite na panela e coloque a cebola. Refogue até que as fatias de cebola estejam transparentes e aí adicione a cenoura e o alho. Quando o alho estiver começando a dourar adicione toda a carne. Em seguida coloque o sal, a pimenta, o gengibre e a canela e mexa bem. Adicione também a ameixa e o damasco.

2014-07-25-Lamb_beef_stew00064

– Coloque o caldo de carne até cobrir a carne (se 1l não for suficiente pode completar com água) e aguarde ferver. Quando ferver diminua o fogo até que o líquido da panela esteja fervendo lentamente e cubra. Deixe cozinhar por cerca de 2 horas ou até que a carne esteja bem macia, praticamente se desfazendo, lembrando de mexer de vez em quando durante o processo de cozimento. Quando estiver cozido, experimente para ver se precisa de mais sal ou pimenta.

– Sirva com um arroz branco e iogurte grego que fica uma delicia! Ah, vale falar que essa receita congela muito bem, então o que sobrar você pode dividir em porções para comer em outros dias da semana.

2014-07-25-Lamb_beef_stew00094

Espero que tenham gostado!

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

  1. Amiga arrasou!!!! Já copiei a receita! Can’t wait!! Beijo

  2. que fácil, vou correr agora para o supermercado para comprar os ingredientes.