Culinária: camarão

Queridos leitores,

Aproveitaram o final de semana para cozinhar algum prato gostoso?! Espero que estejam gostando das receitas aqui na coluna do Say I Do e tenham praticado alguma delas em casa.

A receita dessa semana é simples e gostosa, e com ela queria aproveitar para dar algumas dicas pra preparar camarão. O camarão é um ingrediente bem versátil, mas independente do que você for preparar é muito importante seguir alguns passos básicos para garantir sua qualidade desde a compra até o momento de servir.

1. Evite comprar camarão fresco se tiver cheiro forte e desagradável, estiver com cor muito escura ou com aparência ressecada, pois isso estes costumam ser sinais de que ele não esteja bom. Outra dica é reparar se a cabeça e o rabo estão grudados no corpo, que deve manter o formato curvado característico.

2. Para quem utilizar o camarão congelado a melhor forma de descongelar é na geladeira da noite pro dia. Como o camarão estraga facilmente não é recomendado deixar fora da geladeira enquanto ele descongela.

Bom vou dar o passo a passo da receita e aí vou dando mais dicas sobre como utilizar o camarão.

Ingredientes (para 2 pessoas):

– 200 g de camarão (a quantidade pode variar de acordo com o acompanhamento ou o prato)

– 2 cabeças de alho espremidas

– suco e raspas de 1 limão pequeno

– ½ colher de chá de gengibre ralado (opcional)

– azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

– Antes de mais nada é importante limpar o camarão. Se for preparar uma grande quantidade é importante deixar o camarão em uma vasilha com água bem gelada enquanto limpa cada um, lembrando de transferir o camarão já limpo para outra vasilha com água gelada enquanto cuida dos demais, evitando assim a contaminação e proliferação de bactérias.

– Retire a casca e a cabeça puxando com a mão. Em seguida é preciso retirar o trato intestinal (aquela linha preta) fazendo uma incisão ao longo da parte interna do camarão com uma pequena faca e depois retirando o intestino. Com alguns camarões foi mais fácil fazer a incisão pela parte externa (nas costas), o que costuma ser possível descobrir ao olhar pois como o intestino é bem escuro normalmente é visível mesmo sem abrir. Na dúvida eu acabo fazendo incisão na parte interna e externa.

– Depois que limpar todos os camarões vale também passar cada um em água corrente para ter certeza se não sobrou qualquer resíduo do intestino. Retire o excesso de água e coloque em uma vasilha.

– Nessa vasilha coloque o suco e as rapas do limão, o alho espremido e o gengibre ralado. Reserve por cerca de 15 minutos para marinar.

– Pegue uma frigideira e leve ao fogo médio com um pouco de azeite para fritar os camarões. Exclua o líquido da vasilha do camarão e tempere com sal e  pimenta. Quando a frigideira estiver quente coloque os camarões de forma que eles não fiquem sobrepostos, evitando também colocar muitos ao mesmo tempo para não juntar água. O camarão frita muito rápido, por isso fique atente para que ele não passe do ponto e fique borrachudo. O ideal é dourar de ambos os lados e assim que perceber que a coloração mudou para mais branquinho e rosado está no ponto.

Quem quiser pode ainda colocar manteiga e ervas no camarão quando ele estiver quase no ponto, ou utilizar os camarões já cozidos para fazer um risoto de camarão com aspargos (quem quiser a receita passei no meu blog Passagem Gastronômica neste link). 

Espero que tenham gostado das dicas! Quem tiver dúvida é só mandar email no passagemgastronomica@gmail.com

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Você falou de ervas, eu coloquei manjericão. Ficou ótima. Excelente post.