Culinária: Escribà

Casais!!!

Hoje a Tati fez um post para contar um pouquinho como esta a vida dela na Espanha! Espero que gostem!!

Olá casais!!!

Depois dessas semanas de férias forçadas do blog, estou de volta para contar as novidades!

Começando pelo começo, desde o ano passado estou trabalhando para aumentar meu conhecimento em gastronomia. Vocês acompanharam o crescimento do meu catering, o estágio no Epice em São Paulo e agora começo uma nova etapa, que alguns de vocês já estão acompanhando pelo insta (@tati_abbud): 5 meses em Barcelona – Espanha trabalhando na Pastelería Escribà.

Amo cozinha e tenho uma paixão especial pela confeitaria, mas quando conheci o trabalho do Christian Escribà, um novo mundo de opções se abriu! Nunca tinha visto nada parecido e nem conhecido uma pessoa com tanta criatividade.

Em maio de 2012 tive a oportunidade de trabalhar com ele em um evento em São Paulo. Graças a uma amiga mega querida, caí de paraquedas na cozinha do Cantaloup (restaurante lindo em SP) com o intuito de ajudar na produção de um jantar em comemoração aos 15 anos do restaurante e em homenagem à Catalunha, executado por Carles Abellan (Tapas24, Comerç24 e Bravo no hotel W em Barcelona) e pelo Christian em conjunto com sua esposa, Patrícia Schmidt.

O jantar foi maravilhoso! E a sobremesa mágica! O Christian apresentou uma sobremesa clássica de chocolate e depois todos os comensais foram convidados a sair do restaurante para a rua. Lá encontraram a equipe toda da cozinha alinhada ao lado de uma mesa com uma caixa grande em cima e 5 balões de gás hélio presos à ela.

Ao sentarem à mesa no inicio do jantar, cada pessoa recebia um papel com a pergunta: “quais são seus votos para os próximos anos do Cantaloup?”. Depois de responder, os garçons retiraram os papeis e nos entregaram na cozinha. Os papeis eram adesivos e foram colados do lado de fora da caixa que estava na rua.

Quando todos estavam na escadaria do restaurante, com vista privilegiada para a mesa, o Christian mandou tocar uma música bem animada e deu o sinal para que soltássemos a caixa. A caixa saiu voando, com todos os desejos das pessoas, para o infinito! E depois que não se podia mais ver a caixa voadora, os olhos das pessoas voltaram para a mesa, onde estava o bolo
mais incrível, inovador e moderno que existe!

Surpresa e emoção foram sentidas por todos! Que momento!

Carregamos o bolo para dentro do restaurante para que todos pudessem sentir o gostinho daquela obra de arte.

Foi assim que me apaixonei e espero que eu tenha conseguido expressar o que foi estar ali naquele momento! É difícil passar tanta informação e emoção por escrito!

Mas melhor que essa experiência toda, foi poder acompanhar o trabalho bem de pertinho! Com ele, trabalha sua esposa e super confeiteira paulistana Patricia Schmidt. Os dois formam uma mega dupla, com estilos completamente diferentes que casam perfeitamente!

E na parte mais técnica e de organização de tudo – e criador do bolo voador (!!!) – está o Xavi, braço direito e esquerdo do Christian e uma pessoa maravilhosa! Ele é o maior responsável por minha vinda. Me ajudou em tudo que eu precisei e sempre foi muito bacana! A brincadeira que fizemos foi a seguinte: no primeiro dia, aprendi com ele a construir a caixa voadora. Se no dia seguinte a fizesse sozinha, o estágio estava garantido. Hahahaha… imagina a minha determinação!

Bom, esse foi meu primeiro contato com eles e depois disso fiz o possível para conseguir a documentação para poder vir. Foi difícil, mas consegui e agora aqui estou!

A Pastelería Escribà é super tradicional, com mais de 100 anos de existência. O pai do Christian passou para ele um lema, que é sempre seguido à risca: a confeitaria deve surpreender, emocionar e criar um momento único que não pode ser repetido.

Isso foi alcançado em São Paulo e é feito aqui todo dia.

Semana que vem (14/02) é dia dos namorados por aqui, San Valentín. Para essa ocasião, são criados sapatos de chocolate, para os namorados presentearem suas amadas! Coisa mais maravilhosa do mundo!!! E para completar a vitrine, montamos uma “pequena” torre Eiffel, com quase 6 metros de altura, todinha de macarons em tons de rosa, com folhas, flores e imagens de caramelo! Está impressionante! Virou quase que uma atração turística! Todos param para admirar e tirar fotos!

Estou trabalhando bastante por aqui, aprendendo muuuuuuuuuuuuuuito e feliz da vida! Todos os dias agradeço a Deus por tudo!

Espero que vocês perdoem minha falta, mas é para um bom motivo! Semana que vem tem receita, mas de uma maneira diferente: vou mandar a receita para a Cá e ela e a Amanda (amiga dela e “chef” vão executar e fazer as fotos! O que vocês acham?? Preciso de uma ajuda para incentivá-las!

Queridos, é um prazer estar de volta por aqui! O texto hoje foi grande, mas ainda falta muito para falar da minha experiência aqui e dos trabalhos do Christian e da Patricia. Com o tempo vou mostrando um pouco das doces maravilhas que saem dessa cozinha!

Beijos!

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

  1. parabens!!! aproveite barcelona – cidade super legal ne??? e o curso e espero que voce possar aprender bastante la e trazer coisas novas e inovadoras para o brasil !!!

  2. fiquei chocada com os sapatos de choco! Muito perfeitos

  3. Tati, que fofa!! Pode deixar que não vamos te decepcionar, vamos fazer as receitas enquanto você está aí aprendendo tantas coisas bacanas!! Aproveite muito, curta bastante e traga um monte de doces momentos daí para experimentarmos aqui!! Beijos

  4. Ola!
    Estou noiva ( tenho um pedido lindoo! um dia escrevo para o “will you marry me”) e acompanho bastante o blog!
    Mas estou escrevendo por um outro motivo. Assim como a emoção descrita no post, vi uma coisa muito emocionante e que precisamos apenas de disseminação na internet para fazer funcionar. E o sonho do Ariel do filme Colegas para conhecer o Sean Penn.
    Queria sugerir a utilização dos seus espaços ( aqui, facebook, instagram) para ajudar!
    Vale muitooooo a pena!

    http://www.youtube.com/watch?v=bHNTPdy0CIM

    Compartilha! Compartilha! #vemseanpenn #vemseanpenn

  5. O que são esses sapatos? Eu amei e queria um agora!
    O post ficou lindo e ótimo! Parabéns!

  6. Parabéns pelo Post!
    Tenho certeza que você ainda Terá muita estória Doce prá contar no seu Espaço….!
    Bom TER vc por aquí =0)
    Um bj
    Patricia

  7. […] a culinária voltou com força total!!! A Tati nos abandonou provisóriamente rs e agora eu que estou executando as receitas (sente a responsabilidade)!! Mas, claro que eu não […]