Culinaria – Piadina

Oi gente!! Desculpem pelo sumiço na semana passada!

No domingo retrasado, durante a Virada Cultural, tive o imenso prazer de trabalhar com o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Quem ainda não conhece, saiba que é incrível!!!! A comida é fenomenal!

Foi uma experiência muito intensa – quase 12 horas de trabalho e 3.000 porções dos famosos dadinhos de tapioca e queijo coalho e do baião de dois servidas – mas extremamente compensadora! Saí de lá realizada e encantada com os chefs que tive a oportunidade de conhecer!

E esses dias foram super puxados na faculdade e com um evento que fizemos no Einstein na Paraisópolis, montando uma oficina de cupcakes para as crianças que eles atendem. Foi demais! Foi maravilhoso ver o sorriso na carinha deles quando chegamos com os bolinhos, os confeitos e as coberturas! É muito feliz poder colaborar com a felicidade dos outros!

Ufa! Mas estou aqui, muito realizada com a minha profissão, graças a Deus!

Bom, hoje a receita é especial para mim! Quem me ensinou foi a Fê, minha super amiga, uma das pessoas que está há mais tempo na minha vida, que eu amo demais e que nunca cozinha nada! Fiquei muito surpresa quando ela me disse “Tenho uma receita pra te ensinar!”. Confesso que ri bastante! E ela já acrescentou “Não é piada”, hahahaha…

Vou mostrar para vocês, com a ajuda da Fê, como fazer a Piadina (que ironia…), um pão de origem italiana e super fácil e rápido de preparar!

Mãos à frigideira?? (sim, nem assado é!)

Piadina

Rende 6 pães.

Ingredientes:

– 3 xic. (chá) de farinha de trigo;

– 1 ½ col. (chá) de sal;

– 1 col. (chá) de fermento em pó;

– 2 col. (sopa) de azeite de oliva;

– 1 xic. (chá) de leite.

Utensílios:

– Batedeira com o batedor que parece um gancho (aliás, é para massas de pães que ele serve!);

– Se não tiver batedeira, não desanime! É perfeitamente possível fazer à mão, num bowl! É uma ótima ginástica para os braços!

– Frigideira.

Modo de preparo:

– Misture a farinha, o sal e o fermento no bowl da batedeira.

– Acrescente o azeite bem no meio e misture até formar uma farofinha.

– Acrescente metade do leite, bata um pouco e depois acrescente o restante. Continue batendo (ou sovando) até a massa soltar das bordas do bowl.

– Numa superfície lisa, trabalhe a massa e forme um cilindro.

– Divida a massa em 6 partes iguais.

– Com um rolo de macarrão, abra cada parte da massa em círculos com mais ou menos 1 cm de espessura.

– Na frigideira bem quente, frite os discos de massa, um de cada vez, até ficarem dourados dos dois lados. É importante fazer alguns furinhos na massa com um garfo para que ela cozinhe melhor e não infle.

– Sirva! Acompanha bem qualquer prato, aperitivos e dá até para fazer sanduiche!

Enjoy!

Obrigada, Fefa!!!

Say I do.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários