Culinária: pizza

Queridos leitores,

Se tem um programa gastronômico que eu não deixo de fazer é comer pizza aos domingos. Quando me mudei pra Londres, não conseguia encontrar uma pizzaria que gostasse e meu marido começou a fazer pizza em casa pra não quebrar nossa tradição. Eis que mesmo depois de descobrir boas pizzarias na cidade, ainda preferimos comer a feita em casa.

Sei que você pode estar se perguntando o por quê de fazer pizza em casa, ainda mais com a variedade de ótimas pizzarias no Brasil. Mas fazer esta receita é divertido, ótimo pra quando você tem convidados em casa porque não toma muito tempo e nem dá muito trabalho, além de ser infinitamente mais barata do que as que comemos fora. A pizza fica super gostosa e totalmente adaptável ao gosto de cada um.

Mesmo no forno convencional sem a pedra específica pra pizza essa massa fica crocante, e ainda você pode utilizá-la tanto para pizza doce como salgada.

Ingredientes:

– ¼ de xícara de chá de parmesão ralado

– ½ colher de chá de sal

– ½ colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo

– 2 colheres de sopa de azeite

– ¾ de xícara de chá de água morna

– 1 colher de sopa de açúcar

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

Preparo:

– Misture o parmesão, o fermento, o azeite e a farinha de trigo em uma vasilha de preferência redonda. Depois que os ingredientes estiverem misturados adicione o sal e o açúcar e misture.

– Aos poucos adicione cerca de 70% da água, incorporando-a na massa. Retire da vasilha e coloque em cima da bancada da cozinha polvilhada com um pouquinho de farinha para que a massa não grude. Sove a massa, e vá adicionando o restante da água aos poucos, a medida que julgue necessário. Você não precisa necessariamente usar toda a água, sove até que sinta que todos os ingredientes estão bem misturados e a massa está elástica, porém não excessivamente molhada ou seca demais.

– Coloque a massa em uma vasilha, cubra com um pano de prato e coloque em um ambiente morno (na foto a massa está no prato apenas para dar uma ideia do tamanho). Eu normalmente deixo o forno aquecer por alguns minutos para esquentar levemente, desligo e coloco a vasilha dentro.

– Depois de cerca de 30-40 minutos a massa estará crescida. Preaqueça o forno na temperatura máxima (não esqueça de retirar a vasilha com a massa de dentro, se deixou lá para crescer) e já coloque lá a forma que irá utilizar para assar a pizza, dando preferência para materiais que armazenem bastante calor, pois isso ajuda a pizza ficar mais crocante. (em casa uso a de metal e funciona muito bem).

– Sove a massa levemente por menos de um minuto em cima da bancada polvilhada de farinha, para retirar as bolhas grandes de ar que se formaram. Em seguida pegue um pedaço da massa e abra com um rolo até ficar fina. Só cuidado para não ficar fina demais, pois pode correr o risco de rasgar quando for levar ao forno (se não tiver um rolo, pode até usar uma garrafa de vinho). A quantidade da massa que utilizar para cada pizza vai depender do tamanho da sua forma. Aliás, em geral essa receita serve três pessoas, mas se as pessoas estiverem com bastante fome (ou se gostarem da massa mais grossa) diria que é seguro contar que serve apenas para duas.

– Assim que abrir a massa na espessura e formato desejado, faça furinhos com a ponta do garfo para evitar a formação de bolhas de ar. Leve ao forno preaquecido ainda na temperatura máxima e asse cada lado por 2-3 minutos ou até que fique com mais cor e crocante. De vez em quando a massa pode começar a fazer umas bolhas altas de ar e aí é só pressionar com uma espátula para que elas murchem.

– Quando estiver pronta retire do forno, adicione a cobertura desejada e volte ao forno por mais alguns minutos até derreter o queijo (ou esquentar os ingredientes escolhidos).

Algumas dicas importantes: 

1. Evite usar molho de tomate muito molhado na base da pizza, para que não amoleça a massa. Por isso, eu sempre reduzo bastante o líquido do molho de tomate que uso normalmente para que a pizza fique crocante (ensinei um molho de tomate no Passagem Gastronômica que fica bem gostosa com pizza). 

2. Depois que a massa cresce ela resseca com facilidade. Por isso, deixe o excesso de massa coberto com um pano úmido enquanto abre a massa de cada pizza, e de preferência use a massa toda o mais rápido que conseguir, para ter um resultado melhor.

3. Quando fizer pizza para os amigos, asse todas as bases antes deles chegarem, deixando apenas para cobrir e colocar no forno quando eles estiverem com você. Assim você perde bem menos tempo na cozinha.

4. Se fizer pizza de mussarela de búfala, recomendo usar poucas e finas fatias. A mussarela possui muita água, e se você colocar muito dela na pizza, acaba escorrendo e evita que a pizza fique crocante.

5. Se for utilizar folhas de manjericão na sua cobertura, coloque na pizza na hora de levar à mesa, pois se assar ele fica ressecado e perde bastante o sabor.

Se tiverem qualquer dúvida é só mandar email para [email protected]

Queria aproveitar para desejar uma páscoa muito especial para vocês, rodeada de pessoas amadas e queridas.

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

ATENÇÃO: Não esqueçam que o CASAR2014 está chegando, já garanta seu ingresso aqui!!

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *