culinária: Risoto de Cogumelos Portobello com Lascas de Parmesão

Queridos leitores,

A receita de hoje é um dos meus pratos favoritos, risoto! Uma comida reconfortante e uma ótima opção para quando você teve um dia cansativo e precisa de algo com muitos carboidratos pra te alegrar. É também uma ótima alternativa para jantar em casa com os amigos, podendo o risoto ser o prato principal ou acompanhamento.

O risoto tem um passo-a-passo fixo para sua preparação e o que costuma mudar são apenas os ingredientes específicos de cada sabor que você prepara como camarão, aspargos, e etc. Apesar de ser importante seguir esse passo-a-passo, quando de última hora perceber que falta um ingrediente não se desespere e use o bom senso pra substituir ou mesmo deixar de colocar aquele ingrediente que não tem, porque na maioria das vezes o risoto sai gostoso mesmo assim (mas evite fazer alterações quando estiver cozinhando para outras pessoas, pois se der errado o estresse é muito maior).

A última dica que queria dar antes de partir pra receita é falar sobre o caldo de legumes ou frango. Tente sempre dar preferência pra usar o caldo fresco ao invés do de cubinho, pois além de ser infinitamente mais saudável ele é mais saboroso. Para quem tiver interesse em aprender a fazer o caldo de legume ou de frango, pode clicar neste link para acessar uma receita bem fácil que coloquei no meu blog Passagem Gastronômica há um tempo.

Bom a receita de hoje é risoto de cogumelos portobello com lascas de parmesão  que foi inspirada em um prato que comi no Cantinho do Alvillez, um delicioso restaurante em Lisboa.

Ingredientes para 2 pessoas:

– ½ cebola picada

– 1 xícara  e ½ de chá de arroz arbóreo

– ½ taça de vinho branco seco

– 1 litro de caldo de legume ou frango ou 1 tablete de caldo de galinha ou legume dissolvido em 1 litro de água

– ½ colher de chá de alho picado

– 150 g de cogumelos Portobello

– 3 fatias de bacon

– 1 colher de sopa de manteiga

– 3 colheres de sopa de parmesão ralado

– azeite, sal e pimenta do reino a gosto

– tomilho ou salsinha picada a gosto

– lascas de parmesão e folhas de manjericão para decorar

Preparo:

– Corte os cogumelos em fatias não muito finas. Leve uma frigideira ao fogo com um pouco de azeite e saltei os cogumelos até que estejam mais macios. Adicione sal, mais um pouco de azeite e o alho picado. Assim que o alho estiver cozido coloque algumas folhinhas de tomilho ou de salsinha picada. Reserve.

– Coloque o caldo de legumes ou de frango para esquentar em uma panela.

– Leve uma panela ao fogo médio com o azeite e assim que esquentar coloque a cebola e mexa até que ela fique transparente. Em seguida adicione o arroz e refogue por cerca de 1 minuto. Adicione o vinho branco e mexa até que evapore.

– Coloque cerca de 2 conchas de caldo no arroz e mexa constantemente à medida que o arroz absorve o caldo. Continue repetindo o processo, ou seja adicione 2 conchas de caldo e mexa até que o arroz tenha absorvido quase todo o líquido e assim sucessivamente até que chegue no ponto. O ponto do arroz é al dente, ou seja, quando você morde ele está macio mas tem um pouquinho de resistência no meio.

– Enquanto cozinha o risoto aproveite para cortar o bacon em pedaços menores e fritar em uma frigideira antiaderente sem óleo até que fiquem bem dourados.

– Quando o risoto estiver no ponto junte os cogumelos e adicione mais 2 conchas de caldo para incorporá-los ao risoto. Quando a maior parte do caldo estiver reduzida (cuidado para não deixar ressecar, pois o risoto deve ficar cremoso) acrescente o queijo parmesão e a manteiga. Mexa bem e tempere com sal e pimenta a gosto e desligue o fogo. Tampe e deixe descansar por cerca de 3 minutos antes de servir.

– Sirva o risoto em um prato com os pedaços de bacon espalhados por cima. Decore com folhas de rúcula e lascas de parmesão.

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Gostaram?

ATENÇÃO: Não esqueçam que o CASAR2014 está chegando, já garanta seu ingresso aqui!! O evento será na semana que vem!!! E as inscrições para os workshops e fashion casar já estão disponíveis aqui!

Say I Do.

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Fiz, gostei, amei! Passando mal