Culinária – Stir Fry de carne com legumes

Casais!!!

Estou muito feliz! A coluna de culinária voltou! Recebi muuuitos emails de vocês pedindo ela de volta e ficava triste por não poder atender ao pedido de vocês. Precisava de alguém para “assumir” a coluna já que eu não passei na fila “mestre cuca” antes de nascer rs! Então, fiquei super feliz quando a Patty do blog Passagem Gastronômica me escreveu perguntando o porque da coluna estar paradinha e se colocando a disposição para ajudar! Não pensei 2 vezes e aqui estamos com a volta da coluna!! Uhuuu! A Patty conta um pouquinho para vocês:

Fiquei muito contente com o convite da Camila para ter um espaço no Say I Do para dar sugestões de receitas para as leitoras. Quando eu estava noiva, entrava diariamente no Say I Do para procurar inspirações para o meu casamento. Depois que me casei não abandonei o hábito e continuei acompanhando os pedidos de casamento e as decorações lindas de chá e casamento que a Camila posta no blog. Por isso, é uma grande satisfação poder contribuir com um site que adoro, trazendo receitas gostosas e práticas para fazerem pros namorados, maridos, amigas e principalmente pra vocês mesmas.

Eu sempre fui apaixonada por cozinha, e um dos meus passatempos favoritos é comer, cozinhar, procurar novas receitas e assistir qualquer coisa na TV relacionada à comida… Rsrs. Mas foi só no ano passado que finalmente comecei a fazer gastronomia na Le Cordon Bleu em Londres (onde moro atualmente com meu marido). Como cozinho bastante, aproveitei pra criar o blog Passagem Gastronômica para dividir um pouco do que aprendo na Cordon Bleu, e também passo dicas das viagens que faço pelo mundo, já que viajar é outra grande paixão na minha vida.

A minha idéia é trazer receitas práticas para o dia a dia, e algumas mais elaboradas para uma ocasião especial, ou mesmo praquele dia em que estamos com vontade de passar mais tempo na cozinha. Se tiverem dúvidas e sugestões, fiquem à vontade para me mandar um email que ficarei super feliz em responder (passagemgastronomica@gmail.com). Espero que gostem das receitas!

Beijos Patty”

Receita de Stir Fry de Carne com Legumes

Adoro a receita do Stir Fry pois ela é fácil e conveniente! Você pode usar diferentes ingredientes, qualquer tipo de carne que preferir (ou até mesmo fazer uma versão vegetariana) e colocar os temperos e especiarias que mais gostar. A lista de ingredientes que fiz é apenas uma sugestão, então sinta-se livre para colocar a criatividade pra trabalhar e fazer as combinações de seus ingredientes favoritos ou disponíveis.

Ingredientes para 2 pessoas:

– 200 g de filé mignon ou contra filé

– 125 g de macarrão para yakisoba ou comum

– 6 unidades de mini cenoura

– 6 pedaços de brócolis

– 2 cogumelos grandes do tipo shitake

– 6 unidades de mini milho frescos

– 1 punhado de ervilhas congeladas

– 1 dente de alho espremido

– 1 pedaço de cerca de 2.5 cm de gengibre fresco, descascado e ralado fino

– 2 colheres de sobremesa de óleo de gergelim torrado

– 2 colheres de sobremesa de shoyu

– suco de ½ limão

– azeite

– sal

– pimenta do reino moída

Preparo:

– Comece cortando a carne em fatias finas. Coloque a carne em uma vasilha para marinar com o alho espremido, metade da quantidade do shoyu, metade da quantidade do óleo de gergelim torrado, o gengibre e o suco do limão. Tempere também com sal e pimenta do reino a gosto.

– Lave e corte os legumes. Corte o shitake em fatias, as mini cenouras em quatro no sentido do comprimento e o mini milho na metade no sentido do comprimento. Separe o brócolis em ramos menores.

– Enquanto prepara os legumes, aproveite para cozinhar o macarrão em uma panela com água fervente com uma pitada caprichada de sal, pelo tempo indicado na embalagem ou até estar macio. Escorra e reserve.

– Leve uma frigideira com um pouco de azeite para o fogo médio, e assim que estiver quente coloque os pedaços de carne. Você vai ouvir aquele barulhinho de carne fritando quando estiver na temperatura correta, apenas tome cuidado para não estar quente demais. As carnes não podem estar sobrepostas, então se não couberem todos os pedaços, frite em duas levas. Vire os pedaços de carne, e quando ambos os lados estiverem dourados, retire da frigideira e reserve juntamente com qualquer líquido que sobrar na panela após o cozimento.

– Volte a frigideira para o fogo médio e coloque um pouco de azeite. Em seguida, adicione os legumes e frite-os até que eles estejam macios. Enquanto os legumes estão fritando, tempere com sal, pimenta, o restante do shoyu e do oléo de gergelim torrado (ou adicione mais se desejar). Assim que os legumes estiverem macios, coloque o macarrão cozido e as ervilhas na frigideira para misturar e aquecer. Eu coloquei os legumes em uma vasilha apenas para vocês conseguirem ver melhor na foto como ficou, mas vocês podem adicionar o macarrão diretamente na frigideira após os legumes ficarem macios.

– Sirva o macarrão com legumes em porções nos pratos, colocando os pedaços de carne por cima com um pouco do suco da carne. Aliás, se a carne não estiver quente pode voltar um pouquinho na frigideira.

E ai?

Gostaram? E quem testar, posta no insta com a #culinariasayido para gente ver!!

Say I do.

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Adorei ver a coluna no ar! Obrigada pela oportunidade! Espero que as leitoras gostem muito das receitas. = )

  2. Adorei ver a coluna da Patty por aqui! Super acompanho o Passagem Gastronomica e fico super feliz em poder consultar mais um espaço com suas receitas. Parabéns pela escolha da nova colunista! 🙂