Will you marry me?

Casais!

Prepara o lencinho, porque algumas lágrimas cairão!!

“Meu nome é Ione, sou de Maceió, o Nuno é português, conheci ele através de uma amiga em comum em pleno carnaval de Salvador em 2008, estava estudando em Curitiba na época e tinha me candidatado para o intercâmbio durante 1 ano na Faculdade de arquitetura da Universidade do Porto, foi no meio de um bloco que a gente se falou pela primeira vez, falei rapidamente sobre a história da transferência, e ele disse que era do Porto e  lembro de ficar surpresa pela coincidência.

Em agosto de 2008 fui estudar no Porto e em janeiro de 2009 começamos a namorar, mas em julho meu ano do intercâmbio acabaria e sabíamos que a relação à distância ia ser praticamente impossível, até que tomei a decisão de ir para Curitiba em julho, fazer minha mudança e tentar transferência na Universidade do Porto. Foi uma decisão muito difícil, a Universidade do Porto é uma das mais difíceis do país, fiz várias provas, o medo de não conseguir era enorme. Consegui a transferência e acabei meus estudos em julho de 2011. Com o fim da faculdade, claro que precisávamos fazer planos, ou continuava no Porto com ele ou voltava para o Brasil, falar em casamento era inevitável.

Em agosto de 2011 o Nuno disse que iria me pedir em casamento e já que falei que fazia questão de casar em Maceió, pelo menos o noivado ele queria no Porto, ele é perfeccionista, planeja tudo nos mínimos detalhes, tentou fazer surpresa aos meus pais e avós, mas não conseguiu e marcamos a data do noivado, 04 de outubro de 2011 no Porto.

Esperava um pedido de casamento antes da data marcada para o noivado. Mas tiveram tantas oportunidades, em Paris, nos Lençóis Maranhenses e tantas outras viagens e lugares incríveis que fomos e ele nada de pedir! Já estava achando que ele não ia mais pedir e que só íamos ter o noivado com a família.

Estava em Maceió e fui para o Porto no dia 21 de setembro de 2011 logo cedo de manhã, já sabendo que íamos viajar para o Douro depois do almoço com uns estrangeiros do trabalho dele, uma espécie de viagem de trabalho. Então arrumei uma malinha nas pressas, almoçamos e fomos para o Douro que ficava a 2 horas de distância do Porto de carro, antes de sair ele disse que tinha acontecido um imprevisto e os estrangeiros não chegariam a tempo. Estava tão cansada que até dormi na viagem, 2 horas depois chegamos ao hotel, maravilhoooosooooooo! Não imaginava que o Douro era um lugar tão lindo e especial…

Logo quando chegamos o funcionário do hotel disse: “Senhora, espero que não se incomode, pois temos um fotógrafo tirando fotos do hotel para o nosso website”. O funcionário disse isso porque naquela noite seria o pedido e o Nuno tinha contratado uma equipe de fotógrafo e filmagem para registrar o pedido e tentaram me enganar caso eu visse o fotógrafo. Andamos pelo hotel e fomos logo para o quarto nos arrumar para ir jantar às 19:00, no por do sol. Enquanto estava no banho ele saiu do quarto e disse que ia ver os passeios do dia seguinte, na verdade ele foi dar o anel para esconder no arranjo da mesa.

Notei que ele estava com alguma pressa, dizendo que não ia dar tempo de ver o sol, me arrumei correndo, mas ele sempre é nervoso com horário, então não desconfiei.

Quando chegamos à mesa vi um homem filmando a paisagem, mas não estava muito perto e o fotógrafo eu nem vi, estava escondido. Sentamos, e a vista parecia uma pintura, um lugar de filme mesmo, para ficar ainda mais perfeito chegou um violinista tocando que nem imaginei na hora que tinha sido ele que tinha contratado, o hotel era tão bom que achei que o violino era do hotel mesmo! Começou a servir as entradas e ao som do violino, aquela vista de tirar o folêgo… Não demorou muito ele tirou a caixa do anel de dentro do arranjo da mesa, se ajoelhou (!!!) e fez a tão sonhada pergunta. Não deu nem tempo de pensar e notar o nervosismo dele, foi mesmo uma surpresa, se ele tivesse feito o pedido no fim do jantar acho que teria desconfiado, ele pensou em tudo e conseguiu fazer daquele momento o mais perfeito possível e muito além do que um dia sonhei.

Depois a mesa do jantar foi no andar de cima do hotel e quando cheguei à mesa tinha um buquê lindo com 12 rosas vermelhas, o número da perfeição!!! Mais romântico que isso impossível!

E foi assim nessa cena de filme que fui pedida em casamento…

Achei maravilhosa a idéia de filmar o pedido, poder compartilhar com os amigos e família esse momento incrível“.

Para ver o filme, clique aqui!!!!

O NOIVADO

“O noivado aconteceu no dia 04 de outubro de 2011 com a nossa família como planejado, foi um jantar íntimo, só com a família e no final do jantar chamamos os amigos mais próximos para assistir o vídeo do pedido. Foi lindo!

Resolvi de na semana do noivado escrever cartas, pois sabia que perto do casamento não iria conseguir entregar, nem conseguir escrever pensando nos preparativos, por isso fiz uma carta para minha mãe, meu pa(i)drasto, meu irmão, meus avós, sogra e noivo”.

CARTA PARA O MEU NOIVO:

Para o meu AMOR

Você não faz idéia da felicidade que senti quando você colocou o anel de noivado no meu dedo, o quanto me emocionei com o seu pedido, você soube se transformar no MEU príncipe encantado, você conseguiu fazer daquele um momento inesquecível, pois é por isso que me apaixonei por você, você é especial, e a felicidade toda que senti é que afinal é um sonho nosso se realizando, um compromisso eterno que nos levará a felicidade.

Casar é dividir, e assim, não importa os acertos, as vitórias, também às derrotas, mas o que vale é “jogar juntos”, o dividir as glórias, as perdas.

Escolher viver com você é escolher ser feliz, pois seria incapaz de dar conta de gerar esse sentimento sozinha, mas é assumir uma escolha que implica uma resposta: Sim! Aceito!

Aceito sofrer com você
Aceito ser também sua amiga
Aceito amar por primeiro
Aceito ser sua companheira
Aceito até o que me repudia
Aceito construir o Céu aqui, dia após dia.

Na lógica divina casar não é a soma das partes, mas dos inteiros. Duas pessoas capazes de amar sem necessariamente precisar retorno, cuidando e sendo cuidado.

Estarei sempre preocupada em dar continuidade a nossa felicidade, mas não terei medo, afinal não vou estar sozinha!

Te amo o suficiente para dizer sim no altar, pois esse SIM representa um compromisso de amor, fidelidade, lealdade, e respeito eternos! E é isso que quero para mim.

Te amo!

Sua agora noiva, Ione.

CARTA PARA OS MEUS AVÓS: (eles que me criaram)

Para os meus avós

Quero que saibam minha avó, meu avô, que vocês são pessoas muito importantes para mim, pois além de avô e avó, vocês tiveram outro papel, o de pai e o de mãe. Por isso vocês tiveram um forte impacto na minha vida, meu avô mostrando como é ser um grande homem, coisa que é rara hoje em dia e minha avó mostrando como ser uma atenciosa mãe e uma incrível mulher. Seus ensinamentos vou levar comigo para sempre, bons exemplos de uma vida digna e cheia de amor. Foi com vocês que aprendi o que é carinho, educação, honestidade, gentileza, respeito, e assim vou passar aos meus futuros filhos um pouco dos “meus avós”.

E um momento tão importante na minha vida está chegando, meu casamento! E como sempre vocês estão do meu lado, parece um sonho o vovô me levar ao altar, vocês me verem vestida de noiva, me ver no altar recebendo os sacramentos do matrimônio, parece que foi ontem que estava brincando “na careca do vovô” e pedindo o colo da vovó.

Mesmo antes de ter consciência, presenciei momentos de carinho, conversas, discussões e depois gargalhadas, mãos dadas e hoje vejo o quanto aprendi com a intimidade de vocês como casal, e sei hoje que a determinação, o companheirismo, o humor e o amor, juntos, podem vencer a batalha diária que se chama casamento. Observando vocês, aprendi que o casamento se faz nos detalhes: na foto de beijo, nas brincadeiras de ciúme, nos momentos de risada, nos gostos em comum e nos emprestados, nas surpresas que o outro reserva e também nos rituais que se estabelecem ao longo dos anos, como o tocar da campainha forte do vovô para “avisar” que chegou em casa.

Vô, me comove vê o seu cuidado e a sua compreensão dos receios da vovó, e simplesmente fazendo seu papel de homem e marido.

Vó, me toca o modo como você se refere ao vovô quando ele não está, e se ele está sofrendo você também sofre como se sentisse na própria carne as suas dores. Isso só pode ser amor, o amor que vocês alimentam um pelo outro e que, às vezes, dá, sim, lugar à impaciência e à raiva, mas no dia seguinte acorda firme há 50 anos.

É difícil numa simples carta descrever o que sinto e sempre aprendi estando do lado de vocês, estou muito muito muito feliz por ter um noivo maravilhoso, que sei que serei feliz, por outro lado me entristece saber que vou ficar mais distante de casa, da nossa casa, mas são os ciclos da vida! Fico contente por estar pulando mais uma etapa da minha vida, da qual sem vocês não iria conseguir, foi com o apoio, atenção, a dedicação e amor de vocês por mim que consegui chegar até aqui, me pergunto se consegui dar o tanto que recebi, mas saibam que tentei, e amo vocês com todo o meu coração, sinto um carinho imenso por vocês.

Obrigada por um dia terem “me feito”, por estarem comigo sempre e quando mais preciso, por me nutrirem, me servirem de exemplo e também me darem esperança na solidez e na infinitude do casamento. Espero conseguir construir uma linda história de vida, assim como a de vocês!

Da neta-filha, Ioninha”.

As fotos do pedido….

 

E as fotos do noivado!!

E aí gostaram??

Não sei vocês, mas eu já coloquei Douro na minha listinha de lugares para visitar, que lugar mais lindo!!!

A Ione, tem um blog, o Moda Europa!

Say I do.

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

  1. Adorei!! Sempre fui leitora do Say I Do e me emocionava com os pedidos. Fico feliz de ver o meu aqui! Adoro o blog! 🙂 beijos e obrigada Camila.

  2. Qual o nome do restaurante?
    Irei novamente para lá esse ano e quero ir ao Douro.
    Bjs e felicidades

    1. O nome do hotel onde foi o pedido é Quinta da Romaneira.

      1. Muito obrigada. Bjs

  3. LINDO! Emocionante, inspirador! <3

  4. Lindooooooos! Ioninha, vocês merecem toda felicidade do mundo amiga!!!

  5. Nossa, além de lindo o pedido e o lugar, as cartas são de chorar de emoção! Quanto amor!

  6. Que pedido mais lindo! Gostei de ‘capricho’ do noivo em contratar fotógrafo, em levar a namorada para um lugar tão lindo desses, em providenciar as 12 rosas e o jantar tão romântico! Também gostei bastante da ‘delicadeza’ da noiva com as cartas! Que coisa mais fofa! 🙂 A única coisa que sempre me deixa encafiafada (não só nesse como em alguns outros pedidos que eu leio) – e gente por favor não é uma crítica de forma alguma, quero que fiquei claro – é, qual a ‘emoção’ e/ou importância do pedido de casamento surpresa quando já se tem data de noivado (alguns até data da igreja e buffet reservados!)?. Pq então o pedido não é nenhuma supresa, né? Já tem até data… a namorada já sabe que vai casar mesmo.. com pedido ou sem pedido.. rsrsrs! Bom, só uma opinião minha, de qualquer forma eu sempre acho válidas todas as formas de representar – e formalizar! – o amor!!!! Desejo que os noivos sejam muito felizes 🙂 Ah, não conhecia o blog do Moda Europa, entrei e gostei mto!!

  7. Que pedido lindo! E que casal mais lindo ainda hein? Desejo toda felicidade possível para os noivos!! =)

  8. Moro aqui no Porto (também como estudante pela maravilhosa U.Porto)e posso garantir que a cidade é uma das mais belas jóias da Europa. Uma cidade cheia de lugares espetaculares, mas dona de uma simplicidade sem igual…

    E o Porto também é lugar de muitas histórias de amor…espero um dia colocar a minha aqui.

  9. Lindoooooo pedido, que imagens maravilhosas e quanto amor num “will you marry me” só, né? Amei! Que belas palavras a Ione escreveu nessas cartas, dá pra ver que foi de todo o coração.
    Felicidades!

  10. […] ao casamento de hoje!!! Uma casamento liiindo da Ione e do Nuno (eles já tiveram o pedido deles publicado aqui!!) O casamento deles foi lindo demais! As fotos recebi da querida Laura da Bagatelle Eventos que […]

  11. […] ao casamento de hoje!!! Uma casamento liiindo da Ione e do Nuno (eles já tiveram o pedido deles publicado aqui!!) O casamento deles foi lindo demais! As fotos recebi da querida Laura da Bagatelle Eventos que […]