culinária: papillote de salmon

Queridos leitores,

Preparados para os eventos dessa semana?! Com abertura da copa e dia dos namorados tenho certeza que não vai faltar animação. Como estou em semana de provas na Cordon Bleu não consegui preparar uma receita especial para os eventos dessa semana, mas para quem quiser idéias do que cozinhar fiz um post no Passagem Gastronômica dando algumas sugestões de pratos e petiscos.

Apesar da receita de hoje não estar em clima de copa do mundo, é uma boa sugestão para quem procura um prato leve para o dia dos namorados. Aliás, ela pode ser preparada com algumas horas de antecedência e ir pro forno antes de servir.

A lista de ingredientes é meramente sugestiva, pois dá pra brincar bastante com as opções de vegetais e temperos. Também é possível trocar o salmão por peixe branco pra quem preferir.

Ingredientes para 2 pessoas:

– 2 filés de salmão sem pele de cerca 150 g cada

–  1 cenoura cortada em bastões finos

– ½ cebola cortada em cubinhos pequenos

– 4 tomates cerejas cortados ao meio

– 60 ml de vinho branco

– sal, pimento e azeite a gosto

Preparo:

– Aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Quando esquentar coloque a cebola e assim que estiver macia adicione 20 ml do vinho (que equivale a um pouquinho a mais do que uma colher de sopa. Mas não precisa se preocupar em ser exato). Assim que reduzir bastante o vinho, retire e coloque na geladeira para que esfrie mais rápido.

– Algumas vezes quando compro o salmão ele possui uma coloração marrom na parte onde estava a pele. O ideal é retirar essa “carne” marrom que possui essa coloração por ser uma área com alta concentração de sangue, o que acaba deixando o peixe com um gosto mais forte. Em seguida tempere o salmão com sal e pimenta em ambos os lados.

– Agora é hora de fazer o papillote. Usando uma folha de papel manteiga corte um círculo bem grande e dobre ao meio obtendo um formato de meio círculo. Próximo a dobradura faça uma cama para receber o salmão, colocando primeiro um fio de azeite, a cebola refogada e por cima os bastões de cenoura e depois o salmão. Coloque alguns tomates ao lado e regue com um fio de azeite por cima. Lembrando que você tem que dividir os componentes entre dois papillotes, sendo que cada um deve ser preparado com um círculo de papel manteiga.

 

– Para fechar o papillote faça pequenos triângulos por todo o redor apertando bem e deixando apenas um buraquinho no final. Para quem ficou com dúvida sobre como fechar, vale checar esse vídeo bem detalhado no youtube.

– O buraquinho que sobrou é para colocar o vinho, que só deve ser colocado antes de ir ao forno. Se está preparando com antecedência leve o papillote à geladeira e mais tarde quando for por no forno adicione 20 ml de vinho em cada papillote e em seguida dobre o final para que o líquido não escape.

– Coloque os papillotes em uma forma e leve ao forno preaquecido à 200°C por cerca de 12 minutos. Em geral, o peixe costuma estar pronto quando o papillote fica cheio de ar.

– Fiquem à vontade para colocar os temperos, ervas e legumes que mais gostarem!

Beijos Patty (Passagem Gastronômica)

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *